
Fundação Rede vai promover seminário on-line pré-Cúpula da Amazônia
A Fundação Rede Brasil Sustentável vai promover, nessa terça-feira, 18, o “Seminário Difuso: Sustentabilidade e Cúpula da Amazônia”, com o objetivo de propagar a importância da contribuição da sociedade nos debates que vão subsidiar as discussões da Cúpula da Amazônia, marcada para acontecer no próximo mês, em Belém (PA).
O diretor da fundação Tácius Fernandes, afirmou em entrevista ao “Boa Noite, Amazônia”, da Rede Onda Digital, que a ideia do seminário é abordar os assuntos que ainda possam ser desconhecidos para a maioria da sociedade interessada em colaborar com o tema. “A rede vai promover um debate para explicar didaticamente para a sociedade o que é a Cúpula e como participar. Às vezes, a gente quer fazer um debate num nível acima sobre o que é sustentabilidade, mas o cidadão não sabe nem se inscrever e nem sobre o que é o evento. Nós vamos fazer esse evento didático, que é aberto e gratuito ao público”, explicou.

Em formato on-line, o seminário inicia às 19h30, no horário de Brasília, e contará com uma série de palestras proferidas por ativistas e lideranças de movimentos sociais. Os interessados em participar do evento podem gratuitamente se inscrever por meio de formulário virtual. Após a confirmação dos dados, será enviado o link de acesso à sala digital.
Palestrantes
O Seminário Difuso: Sustentabilidade e Cúpula da Amazônia terá quatro palestrantes, são eles:
- Vanda Witoto – Concertação da Amazônia;
- Alana Manchineri – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab);
- Solange Alves – Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais;
- Kelvim Dourado – Movimento dos Atingidos por Barragem.
À REVISTA CENARIUM, a integrante da Concertação da Amazônia Vanda Witoto disse perceber a ausência da sociedade em eventos que discutem assuntos de importância para a região. Para ela, muitas vezes, isso acontece porque lideranças políticas do Estado não estão pautando os temas para a sociedade. “Enquanto Rede Sustentabilidade, estamos promovendo esses espaços formativos para dizer para a sociedade a importância de estarmos em um evento como a Cúpula da Amazônia, onde reunirá os oito países da América Latina para discutir e pautar assuntos de extrema relevância, como os enfrentamentos da mudança climática e as injustiças socioambientais nas quais estamos inseridos”, afirmou.

Diálogos Amazônicos
Como parte da programação da Cúpula da Amazônia, estão abertas as inscrições para o ‘Diálogos Amazônicos’, evento que tem como público-alvo pessoas que integram a sociedade civil organizada na Amazônia e vai ouvi-las, por meio de plenárias, no objetivo de apontar soluções para as problemáticas da Amazônia.
O evento ocorrerá entre os dias 4 e 6 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, no Pará. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Tag:Fundação Rede