Anterior

Introdução

A REDE SUSTENTABILIDADE nasce no contexto de um mundo plural, em transformação, e pretende se manter conectada com a efervescência dessa pluralidade expressa nos movimentos políticos e culturais do Brasil e do exterior.

A REDE se propõe a ser um partido político diferente, transformado e transformador – um partido não-partido. Está ciente de que sua força organizativa e sua contribuição política serão mais inspiradoras e sustentáveis na medida em que forem o reflexo de uma cultura verdadeira e de práticas autênticas dos que se dispõe a liderar pelo exemplo.

A abordagem da REDE inclui não somente esses valores, mas também o compromisso de vivenciá-los em todas as suas práticas e atividades. Por isso, o processo formativo da REDE parte de cinco valores que expressam essa determinação. Queremos fortalecer entre nós competências essenciais que nos ajudem a traduzir o que poderiam ser somente boas intenções, em processos e modelos sustentáveis e ações transformadoras concretas.

Nosso desafio é o de sermos fiéis à complexidade da REDE e de expressarmos de forma simples seus valores para que possam ser relembrados, compartilhados e multiplicados na prática cotidiana.

Este documento é um passo rumo a uma clara simplicidade dentro da complexidade. Ele nasce da escuta atenta e da parceria entre a Global Academy Foundation e lideranças da REDE e foi aprimorado durante encontros com lideranças e militantes da Rede em agosto e setembro de 2015. Testaremos estes conceitos, valores e competências em processos envolvendo cada vez mais ativistas da REDE e próximos a ela, fazendo crescer em cada um de nós a capacidade de melhor vivenciá-los. Para tal, começamos por relacionar algumas das competências necessárias para internalizar cada vez mais estes cinco valores centrais em nosso jeito de “Ser REDE”.