Anterior

Somos uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, instituída em 2017 pelo partido REDE Sustentabilidade. A história de atuação da REDE Sustentabilidade, a nossa própria história e, principalmente, do legado presente de Marina Silva são parte dos valores e bases que orientam a nossa atuação cotidiana. 

A finalidade da nossa atuação é trabalhar com educação política, pesquisas e projetos ligados à sustentabilidade, enfrentando o desafio de promover o exercício consciente da cidadania para o fortalecimento da democracia e para aproximar do cotidiano das pessoas temas como a transição energética, o enfrentamento da crise climática, a promoção de dinâmicas econômicas em harmonia com a natureza, a cultura de paz, a inovação nos processos políticos para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Nossa governança é composta uma Diretoria Executiva, um Conselho Curador e um Conselho de Transparência Fiscal, e conta com o apoio de pessoas voluntárias para materializar os objetivos traçados no compromisso de colaborar para a construção de uma consciência política ativa e transformadora, além de viabilizar um espaço aberto à contribuição de qualquer pessoa que queira se comprometer com a sustentabilidade, favorecendo um ambiente de inovação, criação coletiva, horizontalidade e ampliação de canais de atuação na política, com especial atenção aos povos e comunidades tradicionais e demais grupos vulnerabilizados da sociedade. 

Entendemos que a crise climática é um dos maiores desafios da nossa era, mas também pode oferecer oportunidades para repensarmos nosso modelo de desenvolvimento e adotarmos práticas mais sustentáveis.

Para tanto, a transição para uma economia de baixo carbono, o investimento em energias renováveis, a proteção dos ecossistemas e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, dentre outros valores e práticas políticas e sociais, são necessidades urgentes sobre as quais todos precisam aprender e empreender e são as bases que defendemos, como medidas de enfrentamento da crise climática e para garantir um futuro sustentável.

É neste cenário que surgimos, com a responsabilidade de colaborar junto a organizações do campo da sustentabilidade e da defesa da democracia, na relação com outras fundações partidárias, universidades e organizações sem fins lucrativos, criando e desenvolvendo atividades em conjunto para atender à urgente e necessária uma ação global e coordenada, de governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos, para alcançar as mudanças necessárias e garantir um planeta habitável para as futuras gerações. 

Diretoria Executiva

Com o objetivo de estabelecer as prioridades e as estratégias das ações e programas desenvolvidos, a Fundação Rede Brasil Sustentável é administrada por uma Diretoria Executiva que, entre outras funções, concebe e implementa os projetos dentro da linha estratégica proposta pelo Conselho Curador.

Tácius Fernandes
Diretor Presidente
Tácius Fernandes, 37 anos, professor de História. Começou a militância no Movimento Estudantil, como Presidente do Centro Acadêmico de História, Coordenador do DCE-UFAM, Dirigente da União Estadual dos Estudantes (UEE). Lecionou na Rede Salesiana em Manaus nos Colégios Nossa Senhora Terezinha, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco Leste e Madre Mazzarello. Recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas com a medalha “Ignês Vasconcelos Dias” aos relevantes serviços prestados à comunidade amazonense no campo educacional. Fundador da Rede Sustentabilidade, porta-voz da Rede Amazonas, Coordenador de Organização, Coordenador Executivo por dois mandatos da Rede Sustentabilidade. Assessor da Presidência do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Fez parte da coordenação da campanha presidencial de Marina Silva (2010, 2014 e 2018) . Foi convidado pela Ministra Marina Silva a chefiar a Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, onde foi coordenador da 5a Conferência de Meio Ambiente, conselheiro nacional do CONFOCO, membro titular da equipe de organização dos "Diálogos Amazônicos”, Mercosul Social e G20 Social.
Iza Vicente
Diretora de Formação
Iza Vicente é advogada formada pela UFF, especialista em Direitos Humanos e mestre em Administração Pública pela FGV. Entre 2021 e 2024, foi a única mulher vereadora em Macaé, eleita pela Rede Sustentabilidade, e criou mais de 40 leis municipais. Atuou como Procuradora da Mulher e Presidente da Comissão de Direitos Humanos, liderando iniciativas pela igualdade de gênero e formação política, como o Seminário de Direitos Humanos e Equidade de Gênero (2022) e o Curso de Lideranças Femininas (2023), que capacitou mais de 200 mulheres. É consultora e palestrante em diversidade, cidadania e justiça climática.
Julio Cesar de Sá da Rocha
Diretor de Estudos e Pesquisas
Possui Graduação em Direito, em Ciências Sociais/Antropologia e Pós-doutoramento em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado Sanduíche - Tulane University (2000). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da UFBA (2021-2025). Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Professor do Quadro Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da UFBA (PPGD). Foi Membro do Colegiado do Programa Pós-Graduação da UFBA . Atual Professor/Vice Coordenador do DINTER (Doutorado Interinstitucional) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) Faculdade Pio X, Faculdade FANESE e UNIRIOS. Atual Coordenador da Especialização Segunda Turma "Direitos Humanos e Contemporaneidade" (CAPES/UAB). Coordenação na UFBA da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/ONU/FDUFBA/FFCH). Da Law and Society Association (USA), Associação Bras. de Ciência Política (ABCP) e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Coordenação Escola de Conselhos Bahia (MDHC/UFBA) e Projeto Protocolos Convenção 169 (MDHC/UFBA).
Ariene Susui
Diretora de Comunicação, Tecnologia Social e Digital
Ariene Susui, 28 anos, povo Wapichana, ativista indígena, atua desde os 14 anos no movimento indígena pela participação dos jovens e das mulheres nas discussões políticas, ambientais e educação. Co-fundadora da Rede de comunicadores indígenas de Roraima Wakywaa. graduada em Comunicação Social-jornalismo e Mestre em Comunicação pela UFRR. Foi assessora de comunicação do Conselho indígena de Roraima, atuou como assessora de comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e atualmente atua como jornalista independente com foco na Amazônia.
Pedro Saraiva
Diretor Financeiro
Pedro Saraiva é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua trajetória na política como secundarista, integrando coletivos e participando de campanhas e manifestações pelo Brasil. Com experiência no terceiro setor, atuou em organizações voltadas para a educação, promovendo a estruturação de bibliotecas públicas em escolas situadas na periferia da Grande São Paulo. Possui experiência em gestão de projetos, tendo organizado diversos eventos, cursos de formação e publicações. Além disso, trabalhou como assessor e coordenador em campanhas da Rede Sustentabilidade e exerceu a função de Secretário Executivo da Fundação Rede Brasil Sustentável no ciclo 2023-2024.