Agenda Municipal Sustentabilista debate Cidades do Futuro
Lideranças, especialistas e ativistas de todas as regiões participaram da imersão da Agenda Municipal Sustentabilista em Brasília
Os dias 11 e 12 de novembro foram dedicados às discussões da Agenda Municipal Sustentabilista a partir do tema “Como queremos e como faremos as cidades do futuro?” A imersão reuniu especialistas, acadêmicos, militantes, parlamentares e simpatizantes em Brasília e contou também com a presença da presidente da Funai, Joenia Wapichana, e do presidente do CNPq, Ricardo Galvão. A condução dos trabalhos ficou a cargo do diretor presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, Zé Gustavo.
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou de forma on line e destacou a importância da construção da Agenda Municipal Sustentabilista, que visa traduzir no espaço do município a sustentabilidade em todas as suas dimensões e também busca trabalhar a base da política sustentabilista progressista.
“Temos elementos que são constantes em todas as agendas da sustentabilidade, e temos alguns que são específicos. Essa especificidade é que vai movimentar em torno de uma plataforma comum os nossos candidatos, militantes, simpatizantes e aliados. É uma agenda que vai plasmar tudo isso e se a gente tiver um prefeito que trabalhe a questão da sustentabilidade na sua gestão, isso fará toda a diferença.”
Representantes de todas as regiões do Brasil se dividiram em mesas temáticas e debateram problemas e soluções sustentáveis em questões sobre infraestrutura e planejamento urbano, combate às desigualdades, qualidade da água, solo e ar, mobilidade urbana, gestão de resíduos, conservação de patrimônios naturais e históricos, segurança pública e bem estar animal.
As discussões também consideraram os pilares dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além do impacto e da viabilidade de mais de uma centena de contribuições de diferentes áreas já encaminhadas à Agenda Municipal Sustentabilista.
Luciana Elmais, da Legisla Brasil, organização parceira da Fundação Rede Brasil Sustentável, salientou que a Agenda Municipal Sustentabilista será uma ferramenta importante nas próximas eleições. “ Ano que vem teremos eleições municipais e é um momento em que candidatos a prefeitos e a vereadores, vão ter que discutir as suas cidades e essa plataforma é aberta a todos aqueles candidatos que estão no campo socioambiental para que possam se qualificar e dar maior robustez às suas propostas de políticas locais.”
Participante da imersão de Brasília, a advogada e vereadora de Macaé (RJ), Iza Vicente, elogiou a iniciativa. “Tem sido uma experiência incrível para a gente poder discutir a agenda que a gente quer ver nas nossas cidades. Porque, de fato, as pessoas vivem nas cidades, então, eu tenho aprendido muito olhando experiências de outras pessoas, de outros territórios, de outros estados, e tentando agregar uma agenda comum que funcione, independentemente do município que seja.”
O diretor da Fundação Rede Brasil Sustentável, Tacius Fernandes, reforçou o objetivo da Agenda Municipal Sustentabilista. “Queremos subsidiar um programa de governo que será entregue para a sociedade no ano que vem.”O canal de participação da sociedade segue aberto até o dia 30 de novembro e o envio de propostas é feito através do site da Fundação Rede Brasil Sustentável (https://redebrasilsustentavel.org.br/agenda-municipal-sustentabilista/)