Agenda Municipal Sustentabilista ganha site exclusivo
A partir de 24 de agosto, a Fundação Rede Brasil Sustentável disponibiliza na íntegra o documento formulado com a sociedade e que traz propostas para um futuro mais sustentável a partir das políticas públicas municipais
Desenvolvida para ser um verdadeiro guia para agentes públicos do campo socioambiental de todo o país, a Agenda Municipal Sustentabilista estará disponível a partir de 24 de agosto num site específico que reúne todas as propostas construídas junto com a sociedade e especialistas das mais variadas áreas, tendo como base as diversas dimensões da sustentabilidade e sua relação com a emergência climática.
Com o objetivo de oferecer propostas que contemplam temas essenciais e específicos para a construção de um país mais sustentável, a Agenda Sustentabilista é resultado de um processo de escuta ativa com centenas de pessoas de todas as regiões do Brasil, incluindo a população de diferentes municípios, especialistas, organizações sociais e lideranças políticas que, num esforço colaborativo, ajudaram e elaborar o documento, que contou também com a metodologia da Legisla Brasil.
As propostas foram organizadas em 26 grandes temas, como mobilidade urbana, qualidade da água, ar e solo, segurança alimentar, infraestrutura e planejamento urbano, gestão de resíduos, redução da pobreza, só para citar alguns.
Cada tema traz uma contextualização do assunto no Brasil e abrange diversas variáveis, ampliando possibilidades de desenvolvimento de políticas públicas, inclusive com exemplos de projetos já existentes e que podem ser multiplicados.
Ao acessar o site, uma ferramenta de busca facilita o acesso para cada tema e também para conteúdos sobre a metodologia utilizada, as organizações e consultorias parceiras do projeto, planos de governos sustentabilistas e políticas públicas federais vinculadas a cada ministério, que visam a implementar soluções inovadoras e eficazes em diversas áreas para um desenvolvimento mais justo e equilibrado.
A Agenda Municipal Sustentabilista foi desenvolvida com foco nas eleições municipais deste ano, já que “é nos municípios que as injustiças e desigualdades se tornam mais visíveis … é onde se manifesta com maior força o impacto dos eventos extremos e da mudança climática”, conforme afirma o manifesto que apresenta a publicação.
“A nossa ação parte do entendimento que não há justiça climática sem justiça social e sem democracia. A eleição de 2024 chega como um convite para reimaginar as cidades e reinventar a política local”, continua o documento, que vem acompanhado de um guia prático para ser utilizado por todas as candidaturas socioambientalistas do país.
” Queremos inspirar um diálogo nacional que vá além das eleições de 2024, um diálogo que enraíze o sustentabilismo no coração de todas as políticas municipais para o qual convidamos pessoas candidatas, lideranças comunitárias, ativistas, cidadãos e cidadãs a se juntarem a nós neste movimento, para garantir que as próximas eleições sejam um ponto de virada decisivo para o bem-estar de nossas comunidades e para a saúde do nosso planeta”, finaliza o manifesto da Fundação Rede Brasil Sustentável.