
Projeto de Lei 558/ 2021
Considerar a segurança alimentar e a agricultura sustentável é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades.
A segurança alimentar garante que todos os habitantes urbanos tenham acesso a alimentos nutritivos e seguros, promovendo a saúde e o bem-estar da população. Ao mesmo tempo, a agricultura sustentável aborda a produção de alimentos de maneira ecologicamente responsável, minimizando os impactos ambientais negativos e contribuindo para a resiliência das cidades diante de desafios climáticos.
Além disso, incentivar práticas agrícolas sustentáveis promove a produção local de alimentos, reduzindo a dependência de longas cadeias de suprimento e fortalecendo a economia das cidades, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício e as perdas de alimentos.
Portanto, a consideração da segurança alimentar e da agricultura sustentável não apenas garante o suprimento de alimentos de qualidade para os habitantes urbanos, mas também contribui para a construção de cidades mais resistentes, saudáveis e ambientalmente responsáveis.
Esses elementos são pilares essenciais na busca por um desenvolvimento sustentável, onde as cidades são capazes de atender às necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.
Ao defender a segurança alimentar e sustentabilidade agrícola, pessoas que serão candidatas demonstram compromisso com a autossuficiência alimentar, beneficiando não apenas a comunidade local e os mais vulneráveis, mas também fortalecendo a economia regional. Investir em práticas agrícolas sustentáveis preserva o meio ambiente, gera empregos e impulsiona a produção local. Ao propor políticas que incentivam a agricultura familiar, pessoas que serão candidatas não apenas atendem às demandas por alimentos saudáveis, mas também fomentam o apoio com os produtores locais. Além disso, o enfoque em agricultura sustentável às destacam como lideranças alinhadas com as preocupações ambientais e comprometidas com um modelo de desenvolvimento equilibrado. Essa abordagem não só atrai eleitores conscientes da importância da segurança ali-mentar e dos grupos mais vulneráveis, mas também consolida a imagem da pessoa que será candidata como uma agente de transformação, capaz de impulsionar o crescimento do município e de seus vizinhos.
Juazeiro do Norte, no Ceará, se destaca com sua proposta para a agricultura familiar. O Programa Mais Nutrição, em vigor desde 2009, prioriza a compra de alimentos frescos e orgânicos de produtores locais para a merenda escolar. Essa iniciativa resultou em uma alimentação escolar mais nutritiva, combate à fome e à desnutrição, além de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no município. Apesar dos desafios, como garantir a qualidade e regularidade do fornecimento e ampliar a participação dos agricultores, Juazeiro do Norte se consolida como referência em políticas públicas que beneficiam a agricultura familiar e a população.
AItacaré adotou um zoneamento ambiental que define áreas de proteção ambiental, áreas de uso restrito e áreas de uso sustentável. O município tem leis para restringir a expansão da agricultura e do desmatamento, para proteger seus rios e mananciais garantindo seu uso sustentável, assim como tem incentivado práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a produção de alimentos orgânicos e o respeito pelas comunidades locais, incluindo agricultores familiares e povos tradicionais.
Projeto de Lei 558/ 2021
Projeto de Lei 64/ 2021
Projeto de Lei 41/ 2022
Projeto de Lei 73/ 2021
Projeto de Lei 46/ 2022
Projeto de Lei 91/ 2021
Projeto de Lei 181/ 2019
Projeto de Lei 175/ 2020
Projeto de Lei 232/ 2019
Projeto de Lei 13944/ 2016
Projeto de Lei 17538/ 2018
Projeto de Lei 231/ 2018
Projeto de Lei 281/ 2023
Projeto de Lei 46/ 2023
Projeto de Lei 762/ 2023
O conteúdo apresentado neste site é um mecanismo vivo e dinâmico, constantemente aprimorado para refletir as melhores práticas e novas ideias em políticas públicas sustentabilistas.
Encorajamos a participação ativa de toda a população, especialistas e organizações. Se você tiver críticas, sugestões ou novas propostas, por favor, envie um e-mail para administrativo@redebrasilsustentavel.org.br .