Encontro da Agenda Municipal Sustentabilista reúne especialistas em São Paulo
Qual futuro queremos a partir das cidades? Como inserir a sustentabilidade como elemento transversal e imprescindível nas políticas públicas? Como construir uma agenda sustentabilista que possa servir de base para todos os partidos?
Com esta reflexão, foi realizada a primeira escuta com especialistas para a construção de uma Agenda Municipal Sustentabilista com vistas às eleições do próximo ano. O evento foi em São Paulo, no dia 17 de outubro e reuniu representantes, profissionais e ativistas nas mais variadas áreas do campo socioambiental.
Promovido pela Fundação Rede Brasil Sustentável, em colaboração com a Legisla Brasil, com o objetivo de fomentar o diálogo sobre o futuro sustentável do Brasil, a iniciativa ajustou o foco, neste momento, para as eleições municipais de 2024, a fim de fornecer subsídios para as candidaturas, independente de suas afiliações partidárias.
“A Agenda Municipal Sustentabilista visa promover debates que resultem em propostas sólidas e bem embasadas de futuros planos de governo que tenham o princípio da sustentabilidade como base de suas políticas públicas”, explicou Zé Gustavo, diretor presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, na abertura do evento.
Neste sentido, a Fundação Rede Brasil Sustentável e a Legisla Brasil, organização parceira responsável pela metodologia do processo, realizam uma consulta pública até o dia 30 de outubro, disponível no site da Fundação. As propostas podem ser individuais ou coletivas e posteriormente serão sistematizadas e transformadas em diretrizes para a criação de uma agenda propositiva que servirá de suporte para as eleições municipais de 2024. Saiba mais: (https://redebrasilsustentavel.org.br/agenda-municipal-sustentabilista/).
Participaram do primeiro evento da Agenda Municipal Sustentabilista Juliana Barros (Elas no Poder), Lygia Barbosa (Liga das Mulheres pelo Oceano), Cristina Adams (Universidade de São Paulo – USP), Nanci Darcolete Mesquita e Augusto Oliveira (Pimp My Carroça), Graziela Souza (Clima de Eleição), Luiz Henrique (nstituto Reúna), Zuleica Goulart (Instituto Cidades Sustentáveis), além de membros da Rede Sustentabilidade e representantes da Legisla Brasil.