Fundação Rede Brasil Sustentável lança Agenda Sustentabilista 2024
Em parceria com a Coordenação Nacional de Assuntos Institucionais e Políticas Públicas da Rede – AIPP, a iniciativa vai reunir propostas e apresentar as dimensões da sustentabilidade como base para as discussões das candidaturas municipais nas próximas eleições
Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Fundação Rede Brasil Sustentável lança uma consulta pública para contribuir na formulação de uma agenda municipal com foco nas eleições de 2024. O anúncio será feito durante evento no Hotel Saint Paul, em Brasília, a partir das 19h30, que contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do deputado federal Túlio Gadelha e do prefeito de Nova Era-MG, Txai Costa.
A ideia é coletar propostas dos filiados e filiadas, elos temáticos, diretórios municipais e estaduais da Rede, grupos de pesquisa de universidade, organizações da sociedade civil e cidadãos da sociedade em geral, com vistas a uma gestão municipal pautada em políticas públicas para a sustentabilidade, além de promover um amplo debate com as candidaturas a prefeito e vereador nas eleições do ano que vem.
A Fundação Rede Brasil Sustentável lidera a iniciativa em parceria com a Coordenação de Assuntos Institucionais e Políticas Públicas (AIPP) da Executiva Nacional da Rede e suporte técnico do Legisla Brasil, organização social suprapartidária com foco no poder legislativo. A curadoria das propostas também contará com especialistas nas mais diversas áreas e dos membros do Conselho Curador da Fundação.
O grupo será responsável pelo levantamento e sistematização das propostas que serão organizadas na forma de documentos a serem disponibilizados para a sociedade em dois momentos, conforme explicou o presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, Zé Gustavo.
“No dia 18 de outubro, será entregue a Agenda Prioritária para Programas Municipais Sustentabilistas, com pontos essenciais para o início das discussões sobre políticas públicas locais. E em 18 de janeiro, apresentaremos um documento mais estruturado com as diretrizes para a elaboração de um Programa Municipal Sustentabilista, que ficará disponível a toda sociedade civil e poderá inspirar a elaboração e negociação de planos de governo.”
As contribuições serão recebidas até 24 de setembro no site da Fundação (www.redebrasilsustentavel.org.br). Serão aceitas propostas individuais ou coletivas nas mais variadas áreas da gestão municipal, considerando a dimensão da sustentabilidade como elemento transversal a todas elas.
O coordenador da AIPP, Fábio Vaz, salientou que a sustentabilidade deve ser mais do que um conceito, mas algo tangível ao cidadão comum. “As pessoas vivem nas cidades, nos bairros, nas comunidades e querem ver o conceito de sustentabilidade nas ações do poder local, tanto nas iniciativas mais simples e imediatas do dia a dia, como nos mais complexos desafios da gestão pública. A sustentabilidade é o objetivo e é também o elemento norteador deste projeto.”
O lançamento da Agenda Municipal Sustentabilista será transmitido ao vivo, a partir das 19h30 nas plataformas digitais da Fundação Rede Brasil Sustentável e da Rede Sustentabilidade.