“O que é sustentabilidade” é uma leitura necessária
Entrevista, por Mara Prado.
Escrito há três anos, o livro “O que é sustentabilidade”, de Julio Cesar de Sá da Rocha, está sendo relançado numa série de eventos pelo país, pela Fundação Rede Brasil Sustentável, numa edição revisada e ampliada.
Em entrevista, o autor contou que se inspirou na pessoa, na história, no trabalho e no legado da ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) para escrever o livro e buscou utilizar uma linguagem simples num formato didático para explorar o tema da sustentabilidade de forma direta e de fácil compreensão.
“Pensei numa obra que pudesse trazer elementos conceituais e refletir sobre o acúmulo que a sociedade, a academia e o movimento ambientalista têm na perspectiva da sustentabilidade como tema transversal. Este livro foi ampliado, revisto e atualizado a partir do que os fatos do cotidiano imprimem para nós sobre este tema, cada vez mais atual, inclusive após a pandemia do COVID19.”
Julio explicou que o livro é dividido em seis capítulos e cada um deles apresenta perguntas estruturantes como forma de promover o debate em todas as esferas da sociedade. “São questões que podem ser discutidas nas comunidades, na escola, na universidade, nas associações, grupos, nos territórios tradicionais, porque a ideia é fazer perguntas e dar respostas, mas que sejam respostas locais, de acordo com a realidade que vivem. O livro traz também noções básicas da perspectiva ambiental, elementos de ancestralidade associados a este tema, além de exemplos e experiências bem sucedidas que contribuem para demonstrar o que é atuar de maneira sustentável.”
No livro “O que é sustentabilidade”, o leitor também vai encontrar uma contextualização histórica sobre o ambientalismo no Brasil e no mundo a partir de importantes documentos globais e estruturantes na discussão da sustentabilidade: a Carta da Terra, a Agenda 21 e os Princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Primeira mão
Durante a entrevista, Julio Rocha trouxe uma informação em primeira mão: o livro “O que é sustentabilidade” deverá ser publicado também em outros formatos, como audiobook, edição em braille e na forma de quadrinhos. “Precisamos de variantes desta publicação sobre o que é sustentabilidade para atingir ao maior número de pessoas porque essa forma de pensar a sustentabilidade tem que dialogar com todos.”
Questionado sobre qual é o maior desafio do Brasil hoje, o autor respondeu que é trabalhar a questão da sustentabilidade de forma transversal na gestão pública. “Esse é o maior desafio, perceber que os ministérios da Cultura, Educação, Minas e Energia, Planejamento, só para citar alguns, têm que assumir os padrões da sustentabilidade. Isso do ponto de vista do Estado. Da parte da sociedade civil, o desafio é compreender que a questão socioambiental faz parte do nosso cotidiano; as empresas também precisam assumir isso. Investir em meio ambiente, sob o ponto de vista empresarial, é bom para todo mundo, para qualquer setor e segmento econômico. É necessário por uma questão de sobrevivência.”
O papel da Fundação
Como membro do Conselho da Fundação Rede Brasil Sustentável, Julio Rocha considera que a instituição está vivendo um bom momento por produzir e disseminar conteúdos com vistas à formação de seus quadros, mas também por construir relações institucionais locais, nacionais e globais.
“Estamos cumprindo a tarefa de contribuir conceitualmente sobre a sustentabilidade e mostrar que queremos fazer a diferença. Como Marina Silva sempre diz, ‘nós somos anjos de uma asa só e a gente só faz com o (a) outro (a)’. Não somos donos da verdade e temos que ter a capacidade de dialogar com os outros partidos, organizações não governamentais, setores mais diversos porque esta é uma pauta comum.”
COP 28
Julio Rocha informou que o livro “O que é sustentabilidade” será lançado também em inglês na COP 28 do Clima, em dezembro próximo, nos Emirados Árabes e se diz honrado com a oportunidade de apresentar uma perspectiva brasileira sobre o tema.
“Eu já participei de outras COPs, eventos e fóruns internacionais e o livro é também resultado do diálogo da universidade, de instituições não governamentais, da própria Fundação, enfim, são diversos atores envolvidos que permitiram chegar a isso. Fico feliz pois a gente precisa do outro nesta jornada.”
“O que é Sustentabilidade” será lançado em diversos eventos por todo o Brasil e está disponível para download gratuito no link: https://redebrasilsustentavel.org.br/wp-content/uploads/2023/10/O-que-e-sustentabilidade-v7.pdf
Para finalizar, o autor reforçou que o maior desafio do Brasil hoje é o diálogo e que os impactos da mudança climática precisam pautar as discussões das políticas públicas. Com esta perspectiva, a Fundação quer dialogar com todos os partidos e a sociedade os princípios de uma agenda cujo foco é a sustentabilidade.
“Nosso desafio é partilhar nosso legado, nossas causas e, neste sentido, o livro representa uma leitura necessária.”
Tag:entrevista