Parceria Fundação e Oela visa ações na Amazônia
Sustentabilidade, dignidade humana e inclusão social são os principais pontos do compromisso firmado entre as duas organizações
Com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimento e inovação científico-tecnológica entre organizações com foco em educação ambiental, práticas de sustentabilidade e valores democráticos, a Fundação Rede Brasil Sustentável firmou parceria com a Oficina de Escola de Lutheria da Amazônia, OELA.
Além de promover a troca de conhecimento e experiência no campo ambiental, a parceria também visa a defesa da dignidade humana e a inclusão social no território amazônico.
O compromisso foi celebrado em Belém (PA), no início de agosto passado, durante a abertura da Cúpula da Amazônia, evento que reuniu chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Assinaram o termo de parceria o Diretor Presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, Zé Gustavo e a Diretora Executiva da OELA, Jéssica Pingarilho.A OELA foi fundada por Rubens Gomes, o Rubão, ativista ambiental e um dos principais defensores da Floresta Amazônica e das populações tradicionais, falecido em maio de 2020. Ao longo de 24 anos de atuação no Amazonas e no Amapá, a OELA tornou-se um centro de oportunidades, construindo modelos sustentáveis para uso dos recursos naturais e desenvolvendo processos educacionais voltados ao aproveitamento racional dos produtos da sociobiodiversidade.
A Fundação Rede Brasil Sustentável é uma entidade civil instituída em 2017, com a missão de promover educação política, pesquisas e projetos ligados à sustentabilidade. Segundo o diretor presidente Zé Gustavo, o maior desafio da entidade é promover o exercício consciente da cidadania e a inovação dos processos políticos. “Nosso objetivo é fortalecer a democracia e levar para o cotidiano das pessoas temas como transição energética, enfrentamento da crise climática, cultura de paz e dinâmicas econômicas em harmonia com a natureza. Assim iremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.”