Joenia elogia programa de educação política da Fundação
A presidenta da FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joênia Wapichana, afirmou, em entrevista, que a maioria da população brasileira desconhece seus direitos civis e políticos porque carece de educação política.
A líder indígena e primeira deputada federal indígena da história do Brasil elogiou a iniciativa da Fundação Rede Brasil Sustentável de lançar a cartilha Competências do Legislativo e do Executivo em português e cinco línguas indígenas.
“A população em geral carece de informações sobre direitos civis, direitos políticos e somente será efetivamente participativa se tiver informações e condições de fazer análise crítica da política. Isso se amadurece com programas e ações de educação política, como esta publicação recém-lançada pela Fundação Rede Brasil Sustentável.”
Uma das marcas da atuação de Joenia no Conselho Indígena de Roraima (CIR) durante décadas foi o do esclarecimento das populações e comunidades sobre seus direitos e deveres cidadãos.
Mais de três mil cartilhas nas línguas indígenas nheengatu, tikuna, wapichana, guarani e kayapó foram distribuídas dia 27 de janeiro durante encontro Indígenas na Política, realizado em São Miguel da Cachoeira (AM), cumprindo a missão da Fundação de levar educação política de forma cada vez mais abrangente e incentivar o desenvolvimento de novas lideranças com representatividade cada vez mais diversificada.