
“É preciso preparar as pessoas para o mundo que estamos enfrentando”
O idealizador do jogo de tabuleiro e cartas Sustentabilidade em Curso, desenvolvido em parceria com a Fundação Rede Brasil Sustentável, Rangel Mohedano, facilitador de processos colaborativos para inovação e soluções socioambientais, explicou que a metodologia lançada durante o 1º curso de imersão representa uma ferramenta de formação política para o campo da sustentabilidade, criando oportunidades de conversas sobre diversos temas socioambientais, com diferentes possibilidades de aprofundamento dos assuntos. Ele explicou que durante a imersão pedagógica do curso, o jogo foi realizado de forma coletiva e colaborativa.
Com quatro diferentes etapas, a metodologia passa pelos fundamentos da sustentabilidade, buscando integrar o conhecimento técnico-científico e os saberes dos povos e comunidades tradicionais.; as causas e consequências da crise socioambiental que o planeta atravessa; os momentos históricos da sustentabilidade, com uma linha do tempo que traz os principais marcos políticos no mundo e traz também provocações e reflexões para os participantes.
“O jogo é importante porque apesar de termos muitos materiais teóricos disponíveis, não havia nada que sintetizasse os conceitos de forma objetiva e trouxesse também uma contextualização histórica da sustentabilidade. Por meio deste jogo, o aluno vivencia cada etapa e ajuda a construir o conhecimento coletivo, concatenando as ideias e organizando as experiências que cada um agregou no processo. Em vez de estimular a competição, todos os jogadores são representados por um único pino no tabuleiro, como a humanidade passando pelos momentos históricos. Todos passam juntos pelos desafios, mas soma mais pontos o grupo que contribuiu mais para o conhecimento coletivo a partir de suas cartas e reflexões”, explicou Mohedano.
Ele acrescentou que é preciso preparar as pessoas para o mundo que estamos enfrentando, de crise socioambiental, mudança climática e desigualdade social e pontuou que o objetivo do jogo é construir um conhecimento coletivo e refletir como nossas escolhas impactam nas gerações futuras.
Os 54 alunos do curso Multiplicadores em Sustentabilidade têm agora a missão de levar o conhecimento construído e toda essa metodologia para reproduzir o jogo em seus respectivos territórios a fim de formar, pelo menos, mais cem multiplicadores cada um. A ideia é ter, numa primeira etapa, pelo menos 5.400 pessoas formadas nas mais diversas regiões do país.