
História das COPs
Publicação destaca décadas de negociações sobre o clima, como a Convenção Quadro, o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris.
Está disponível para download gratuito o livro “As negociações multilaterais sobre mudanças do Clima”, de Rubens Born, que apresenta uma perspectiva histórica das negociações diplomáticas sobre clima com a demarcação dos grandes marcos e conceitos que foram formando a discussão em nível internacional, assim como a importância do Brasil neste debate.
A publicação tem o objetivo de democratizar as informações sobre o tema de maneira acessível e de fácil compreensão, com uma linha do tempo que passa pelas primeiras discussões de clima, na década de 70, os acordos marcantes, como o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris, a 1ª edição da COP em Berlim (1995), até chegar à COP 28, em Dubai, realizada em 2023, no ano mais quente já registrado em toda a história e imensos desafios e metas globais.
O autor, Rubens Harry Born, é engenheiro civil com especialização em engenharia ambiental, mestre e doutor em Saúde Pública e Ambiental; advogado com curso de pós-graduação lato sensu em direito constitucional. Desde maio de 2023 é membro do CONAMA e da sua Câmara Técnica de Justiça Climática. É colaborador da Fundação Esquel Brasil, presidente do Conselho Diretor do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, membro da coordenação do FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente e foi seu representante no Comitê Gestor do Fundo Nacional de Mudanças do Clima. Desde 1990 acompanha as negociações do regime multilateral de mudanças climáticas, e participou de 15 COPs e dezenas de reuniões intersessionais.