Líder indígena alerta: “ninguém respira pó de petróleo”
A líder indígena Milena Kukama foi entrevistada pela Fundação e de forma muito direta alertou a necessidade de preservação da natureza. “Ninguém respira petróleo, ninguém respira ouro, ninguém respira pó de árvore”, alertou como forma de garantir que as futuras gerações tenham oportunidade de viver e conhecer as riquezas da biodiversidade de nosso país.
“A futura geração está condenada. Eles vão conhecer o boto cor de rosa com a água envenenada? O tambaqui? Eles vão conhecer o pacu, a piranha a sardinha? Quando a gente defende a vida, a gente está defendendo a vida da nova geração e não é só dos filhos dos indígenas.”
Milena Kukama também reforçou que mais indígenas passem a ocupar os espaços de poder, inclusive nos municípios, onde a vida acontece, para defenderem este propósito.
“Nós (indígenas) temos que ocupar o espaço na câmara de vereadores, ou como prefeita. Nós temos capacidade de administrar a casa, a roça, a prefeitura e a câmara dos vereadores também. Nós precisamos construir leis que protejam a vida.”