“Política como serviço e oferta de amor”, defende Marina Silva
Multiplicando a Sustentabilidade, os 54 participantes do curso de formação da Fundação Rede Brasil Sustentável iniciaram as atividades de imersão com as reflexões da Ministra Marina Silva e da jornalista Maristela Bernardo, presidente do Conselho Curador da Fundação, sobre os desafios de um mundo em crise civilizatória, e os caminhos para supera-la, através da ação política sustentável.
“Apesar de sermos relativamente poucos, somos de uma importância fundamental”, defende a conselheira, reforçando a necessidade da busca pelo bem comum e da influência do campo sustentabilista nos rumos das cidades e comunidades.
Marina iniciou sua palestra com a lição de que devemos estar abertos a boas ideias, até mesmo quando não estamos alinhados completamente a quem defende, rejeitando a ideia de alinhamentos automáticos. “O belo não deixa de ser belo só porque foi feito por alguém que eu não concordo”.
Diante de novas lideranças que almejam futuras candidaturas, a ministra reforçou a ideia da política como uma oferta, não como demanda.
“Política como uma oferta de amor é serviço. Como demanda, é se servir. E é preciso ter uma causa”.
Há mais de 30 anos na liderança da causa socioambientalista brasileira e mundial, Marina inspirou os multiplicadores da sustentabilidade com suas histórias de luta e de paz.
Hoje, mesmo considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Revista Time, ela se coloca como “qualquer um” que pode fazer muita coisa.